quinta-feira, 17 de agosto de 2017

MOSTRA LITERATURA PARANÁ

Literatura onde a comunidade está
Por meio de bate papos, grafite, cortejos, música e expressões artísticas, Mostra Literatura Paraná apresentará o universo literário paranaense para mais mil jovens de comunidades carentes de Curitiba




Jovens de comunidades mais carentes de Curitiba podem até já ter ouvido falar de Paulo Leminski na escola. Mas, talvez nunca tenham sido apresentados à Luci Collin, Miguel Sanches Neto e Luís Henrique Pellanda  por meio de um grafite, de um cortejo, manifestações artísticas ou um então bate papo ao vivo com os próprios escritores. É dessa forma que a Mostra Literatura Paraná vai levar, em quatro semanas, literatura para mais de mil jovens e crianças do Uberaba, CIC - Cidade Industrial de Curitiba, Pilarzinho e Butiatuvinha. O evento faz parte do Circuito Cultural Ademilar, uma iniciativa que está viabilizando uma série de projetos culturais em Curitiba, via incentivo do Mecenato Municipal.

O objetivo da Mostra é “conversar” e apresentar o universo da literatura paranaense na linguagem e interesses desses adolescentes. “São pessoas que tem um contato precário com a literatura pelo sistema de ensino convencional que muitas vezes não é envolvente. A  Mostra vai além, realiza um papel social e coloca este público em contato com textos, poesias, autores e escritores, capacitando-os também a interpretar estas obras”, explica Kenni Rogers, idealizador e produtor responsável da Mostra. “Esse é o início de um grande movimento literário nas comunidades”.

Oficinas e bate papo com escritores

Para atrair e envolver os jovens, a Mostra apostou em diferencial: as obras serão apresentadas aos jovens por meio de manifestações e interesses do dia a dia deles. Em atividades como grafite, eles serão convidados a pintar um painel literário usando as técnicas de stencil, lambe-lambe e mosaico. Também participarão de rodas de literatura e cortejos literário, além de oficinas que desenvolvem habilidade de leitura e interpretação, oficina de ilustração e percussão.

O evento conta ainda com apresentações artísticas de teatro e música de jovens da comunidade e instituições convidadas. Haverá também a presença dos escritores paranaenses Miguel Sanches Neto, Luci Collin e  Luís Henrique Pellanda, que farão um bate-papo com os presentes.  

Serviço:
Mostra Literatura Paraná
Data e local: 14 a 19 de agosto (Uberaba), 21 a 26 de agosto (CIC), 18 a 23 de setembro (Pilarzinho) e 25 a 30 de setembro (Butiatuvinha)


MOSTRA LITERATURA PARANÁ
Realização: KR Produções e Fundação Cultural de Curitiba
Incentivo: Ademilar
Apoio: The Way
Coordenação geral: Kenni Rogers
Produção Executiva: Beth Capponi
Assistente de Produção: Giuliano Bilek
Escritores: Miguel Sanches Neto, Luci Collin e Luís Henrique Pellanda
Escritores em leitura: Paulo Leminski e Helena Kolody
Oficinas: Quadrinhofilia e KR Produções
Palestrante: Rogério Pereira
Artistas urbanos: Gustas, Vantees, Luciana Mussini, Carlos Panhoca, Rafa Gbur, Gabriela Moreno
Música: Adolfo Tortelli, A Poltrona, Cigarras, Ovos Presley, Diorlei Santos
Apresentadores: Gide Ferreria, Guilherme Boschini, Ricardo Pamphiro
Foto e vídeo: Robson Reginato
Fotografia de moda: Mara Zocolotte
Arte visual: Thiago Syen e Lais Pinheiro
Design gráfico e Comunicação: The Way
Agradecimentos: CRAS Uberaba, CRAS Jardim Gabineto, CRAS Butiatuvinha, CRAS PIlarzinho, Conselho Tutelar Regional Santa Felicidade, ONG Multi irão, Associação de Moradores e Amigos do Jardim Gabineto, Salão Paroquial São Marcos, Vila Ivaí, Vila Três Pinheiros, Associação Moradores Vila Ivaí, Associação de Moradores Três Pinheiros, Vila Alvorada, Vila Icaraí, Jardim Gabineto, Marcos Cordiolli, ONG Passos da Criança, Chácara Meninos de 4 Pinheiros, Patricia Wholke, Mariane Torres, Daniel Zanella, Luiz Rebinski, Gil Cezar, Getulio Guerra, Daniele Cristyne, Fabiane de Cezaro, Leandro Toporowicz, Fernanda Maldonado, Iury Pietreski, Leticia Rochael, Anderson Kluge, Butter, José Figueiredo, Lucas Gnomo, a rua, os poetas, os adolescentes, o megafone, a quebrada, a comunidade.
Agradecimento especial: UBERABA, CIC, PILARZINHO e BUTIATUVINHA
Instituições parceiras: Programa Curitiba Lê, Freguesia do Livro, Biblioteca Pública do Paraná, Jornal Cândido, Jornal Rascunho, Jornal Relevo